sábado, 4 de setembro de 2010

Como assim sábado! AI... eeeh Loira!

É eu sei que deveria ter feito o meu post ontem, mas sinceramente não estava em condições. Peço desculpas a todos... Bem hoje irei falar um pouquinho sobre a turma da Mônica atendendo o pedido da minha amiga Giseli que Fãnzona deles. Caso queiram dar sugestões também podem ter certeza que farei opossivel para atende-los, sugestões são sempre bem vindas!
Espero que gostem!...rs


Turma da Mônica
Um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa no ano de 1959.
É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho.
Os primeiros personagens da Turma da Mônica foram Bidu e Franjinha publicados pela Editora Continental em 1960.[1]
A Turma da Mônica foi publicada pelas editoras Abril e Globo[2] e desde 2007 vem sendo publicada pela Panini Comics[3].


Criação


Turma da Mônica
Maurício de Sousa
Ano
1959 - presente
Website
www.monica.com.br
História em quadrinhos
Mauricio de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.
A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos. A "Turma" na verdade consiste de 14 turmas:





Turma da Mônica
A Turma da Mônica, ou Turminha, mora em um bairro de São Paulo, o Bairro do Limoeiro (possível referência ao Bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo). Sousa disse recentemente que se inspirou em um bairro da década de 70 da cidade de Campinas, o Cambuí, para criar o Bairro do Limoeiro. Inicialmente, o bairro da Turminha se chamava "Bairro do Tamarindeiro" e nas historinhas atuais há várias referências a este antigo nome. É um local com muitas plantas e árvores, um campinho (onde os meninos brincam), um lixão, outrora muito visitado pelo Cascão (que não vai mais lá pois o lixão transmite muitas doenças), e quase nenhum asfalto. Mônica é conhecida pelos meninos como a "dona da rua", título que Cebolinha tenta usurpar com "planos infalíveis".




Turma do Chico Bento:
Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, composta em sua maioria por fazendas. A ambientação e as rotinas das personagens retratam fielmente o cotidiano e a cultura caipira. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça, e Chico Bento, um coadjuvante.
Na Vila Abobrinha ficam as fazendas do Chico Bento e do Nhô Lau (da qual os meninos roubam goiabas das árvores), a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino, todos frequentados normalmente por Chico e sua Turma.






Turma do Horácio
Horácio é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar.
Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.










Turma do Penadinho
Parodia o gênero terror, mostra monstros e assombrações tentando se divertir no cemitério. Foi criada em 1970.










Turma do Piteco
As histórias se passam na pré-história, na aldeia de Lem, e são estreladas por Piteco. Apesar dos dinossauros terem grande papel, Horácio & Cia. nunca aparecem. Nas primeiras tirinhas de jornal, Piteco era amigo de Horácio.








Turma da Tina
Foi criada nos anos 1960, e inicialmente tinha um visual hippie, assim como seu amigo Rolo. Ao longo do tempo seu traço foi sendo modificado, e o desenho de suas roupas, atualizado.






Turma do Papa-Capim
A turma do Papa-Capim é um dos muitos minigrupos dos quadrinhos Turma da Mônica, criados por Mauricio de Sousa Essa turma consiste nas personagens principais:
Papa-Capim: (1970)- Um indiozinho curioso e de bom coração que ama os animais e tenta proteger a floresta onde vive a qualquer custo.
Cafuné: (1967)- Esse indiozinho narigudo é um grande amigo de Papa-Capim. Ele costuma ser um tanto desastrado, mas sempre com boas intenções.
Jurema: (1976)- Indiazinha que namora Papa-Capim.







Turma da Mata
São todos animais vivendo na mata, representando um misto de hierarquia humana e selvagem.
O personagem principal é o Jotalhão, elefante verde que se transformou em garoto-propaganda da marca de extrato de tomate Elefante.












Turma do Astronauta
Que possui o Herói espacial que viaja pelo espaço em sua nave redonda, explorando planetas, derrotando vilões/monstros espaciais e salvando povos.








Turma do Ronaldinho Gaúcho
Faz parte da revista Ronaldinho Gaúcho, editada pela Panini, e de Ronaldinho Gaúcho e a Turma da Mônica, lançada oficialmente em 12 de maio de 2006, pela Editora Globo.
As histórias sobre a Turma do Ronaldinho Gaúcho se passam no Bairro do Limoeiro, mesmo bairro onde residem os personagens da Turma da Mônica. Em quase todas as histórias, as duas turmas se encontram.
As revistas da Turma do Ronaldinho Gaúcho são publicadas em outros países, como França, Croácia, Itália, Holanda, entre outros. Suas tirinhas também são publicadas no jornal britânico The Daily Mirror.



Turma do Pelezinho
Que retrata o astro do futebol Pelé em sua infância.
A revista Pelezinho, e seu almanaques, foram publicados no Brasil entre 1977 e 1986 pela Editora Abril. A partir de janeiro de 1987 todas as revistas em quadrinhos de Mauricio de Sousa passaram a ser publicadas pela Editora Globo, menos a de Pelezinho, que teve sua publicação encerrada.
Hoje em dia histórias de Pelezinho não são mais produzidas.
Pelezinho e sua turma jamais tiveram qualquer relação com outros personagens de Maurício de Souza, como aparecer nas histórias deles e vice-versa.





Turma da Mônica Jovem
É um mangá de autoria de Mauricio de Sousa. Trata-se de uma evolução dos personagens de Turma da Mônica, agora adolescentes. As revistas se apresentam em formato semelhante ao dos mangás lançados originalmente no Japão.
Mauricio, na Bienal do Livro de São Paulo, lançou a prévia de Turma da Mônica Jovem.





Turma do Bidu
É constituída essencialmente por objetos inanimados (ossos, pedras, poças de água, etc) que estabelecem diálogos, por vezes marcados pelo non-sense e pela metalinguagem. Uma das personagens mais recorrentes é Dona Pedra - além de outros cães que aparecem nas diversas funções de produção de um filme (roteiristas que estabelecem o argumento da história, sendo freqüentes as referências à própria história e à sua condição de desenhos).






Turma da Mônica Baby
É a versão bebê da Turma da Mônica, que foi criada por Mauricio de Sousa e surgiu no início do ano de 1990. A Turma da Mônica Baby, que também é chamada de Turminha Baby aparece com freqüência nos pacotes de fraldas descartáveis, em babadores, em brinquedos e outras coisas direcionadas para o público da primeira infância de 0 a 3 anos. Apareceram no filme Uma Aventura no Tempo da Turma da Mônica e a Mônica Baby ficou com o elemento Terra.



Realmente a Turma da Mônica é muito boa! Tem varios dados desde quadrinho, Jogos, Filmes... Então pra não ficar muito extenso, resolvi só falar um pouco no geral da turma toda. Espero que tenham gostado. Pra finalizar ...


Nenhum comentário:

Páginas

Takeoparianos

Selo Takepariu S/A

Takeopariu 2