segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consciência Negra

Olá, Takeoparianos!

Me desculpem a ausência, estava e ainda estou com umas dificuldades, mas, ainda caminhando e cantando e seguindo a canção...

Hoje quis escrever de um monte de coisas diferentes ao mesmo tempo, como algumas pessoas já conhecem a geminiana aqui, sabem que as ideias fervem...rs! Mas não teve como falar de outro assunto que não seja CONSCIÊNCIA NEGRA!

Por motivos óbvios:

1° Sou NEGRA ( e me orgulho muuuiiitoo disso...rs!)
2° Dia 20 de Novembro é tido com do comemoração simbólica disso.
3° O post é meu e eu escrevo como quiser...kkkk

Como alguns já sabem odeio datas comercias, embora sempre tenha que falar delas, e acho que são coisas meio inuteis e sem sentido algum. Mas esta tem um sentido duplo, para mim, que me deixa meio perplexa. Eu penso da seguinte maneira: " Por que um dia da CONSCIENCIA NEGRA?".




Se você for reparar, e pensar no sentido negativo da situação, parece que a sociedade, em comum acordo, decidiu dar uma "estrelinha" no calendário para os negros como simbolo de felicidade por nós "criararmos consciencia". Todos lembram da escravidão e das lástimas que a raça negra passou, mas, ninguem assume a culpa.


Agora me responda com sinceridade, por favor!
Você sabe realmente o porque desta data?


Você se lembra do Zumbi?


Você sabe o que é um Quilombo? Já esteve em um? Já estudou eles, como estudou aldeias, e sabe pelo menos como é a aparencia do lugar?


Pois é! Eu me fiz estas perguntas essa semana e me dei conta de como falta tanta coisa para nos equiparar socialmente. Ninguem na escola nunca me falou como funcionava as coisas na Africa, que é continente mais antigo do mundo! Nossa história é dividida de acordo com os europeus, as eras, os séculos e tudo mais! Parece que na Idade Média só existia a Europa!! Está vendo?! Até para nos localizar históricamente precisamos falar da Europa.


Não é racismo ou segregação gente, não pensem isso! Tenho uma profundo respeito por todos , afinal, somos seres humanos! E isso não é a cor da pele que determina e sim a sua racionalidade e atitude. Mas é uma revolta por me negarem as informações da minha história, da história de milhares de brasileiros! É a revolta de ouvir "neguinho é do morro", quando se referem a ladrões e traficantes , como que , subentedendo que a maioria é negro. Sim, nós somos maioria no morro e nas periferias, agradecemos a famosa "alforia" da Princesa Isabel, porque por anos e anos fomos negligenciados pela sociedade, servindo apenas de "ajuda " na movimentação da roda economica do país.











Fomos e somos repreendidos, obviamente que hoje se trata mais de uma "repressão social" das pessoas de pensamemto mais antigo, desde coisas grandes como nossa cultura, nossas religiões até coisas pequenas como o padrão de beleza.












Precisamos de um Estatuto que garantisse o nosso direito e a nossa proteção. Somos brasileiros! Somos SERES HUMANOS! Cade a ética? Cade a lógica?!






Deve ter ficado com Zumbi, ou melhor, com a sua cabeça.










Por ter muitas coisas que eu gostaria de colocar, decidi que vou fazer uma sequencia de post, para ficar mais fácil!!










Beijos da Preta! Sim, Preta! Meu apelido querido....










PS: Hoje é Aniver de Allan!! Feliz aniver Allan.. mtos anos de vida, que Deus abençõe mtoooo! Bjo pra tu..ashuashsua

Um comentário:

Lou Medeiro disse...

É igual o "dia da mulher", pretinha...
Teoricamente, é uma forma de a "sociedade" (entenda-se sociedade como homens e brancos) se isentar da culpa pelos atos bárbaros/injustiças que cometeu no passado...

Aquela velha história, fez, fez e fez merda, socou, bateu, xingou e agora cala a boca da criança com um doce...
Fazer oq, a maioria das pessoas se contentam só com o "doce"...

Páginas

Takeoparianos

Selo Takepariu S/A

Takeopariu 2