sábado, 1 de setembro de 2012

Vamos Falar de musica - RAP Nacional

Olá, galeree!

Já faz um tempo que não apareço por aqui, né!?!

O fato é que as coisas tomaram um rumo meio diferente... e eu não estou nem um pouco afim de explicar...
Então vamos ao que interessa!

Como grande maioria sabe, o VMB (premiação de musica da MTV) 2012 está bem perto e o que percebemos é que o RAP tomou conta da maioria das indicações, por mais incrível que pareça, liderados por Emicida e ProJota.

Apesar de não curtir muito essa geração Emicida/Projota, não posso negar a qualidade musical deles.

Mas o que parece é que tem muita gente esquecendo das raízes do RAP Nacional e é exatamente sobre essas raízes que vai a minha homenagem de hoje.

Racionais Mc's:
Impossível falar de RAP Nacional e não falar de Racionais. O grupo formado por KL Jay, Edy Rock, Ice Blue e Mano Brown é talvez o maior ggrupo de RAP da história nacional.
O grupo que surgiu no final dos anos 80, alcançou seu grande auge e se tornou nacionalmente conhecido em seu terceiro álbum de estúdio: Sobrevivendo no Inferno de 1997. Grandes clássicos saíram desse disco, como Capitulo 4, Versículo 3; Formula magica da paz; To ouvindo alguém me chamar e Diário de um detento.
Esse ultimo que deu ao Racionais o premio de Escolha da Audiência no VMB de 1998.
O vídeo abaixo é da sua apresentação nesse mesmo VMB da musica Capitulo 4, Versículo 3.






RZO:
Fundado também na década de 80 na periferia paulista de Pirituba, já contou com vários nomes importantes do RAP nacional como Negra Li, Sabotage, Negro Utíl e varios outros.
Liderados por Helião, Sandrão e DJ Cia, haviam encerrado suas atividades em 2005, retornando em 2008.
Conhecidos e admirados por nomes que vão além do rap, como Chorão do Chrlie Brown Jr e João Gordo, do Ratos de Porão, o RZO é ainda é um dos maiores nomes do RAP Nacional.
O vídeo abaixo é uma apresentação ao vivo de Pirituba Parte II, que contava na platéia o anteriormente citado João Gordo.







MV Bill:
Talvez um dos mais intelectuais rappers brasileiro, o "Traficante de informação", MV Bill é conhecido nacional e internacionalmente. Seu auge no RAP veio em seu disco de estréia: Traficando Informação de 2000.
Hoje é mais conhecido por sua atuação em projetos para comunidades carentes do Rio de Janeiro do que por sua carreira como musico. Ele também é escritor e palestrante.
Com musica abaixo, Soldado do morro, MV Bill foi acusado de apologia ao crime... Apenas resíduos de uma sociedade conservadora e preconceituosa.







Sabotage:
Depois de ter sido um gerente no trafico, Sabotage encontrou sua recuperação no RAP. Começando no RZO, lançou seu primeiro album de estudio em 2000: Rap é compromisso.
Tão feio quanto a sua tatuagem do monstro Mumm-Ra, Sabotage era conhecido pela sua grande facilidade de lidar com as pessoas ao seu redor, além da simplicidade e seu caráter simpático.
Morto em 2003com 4 tiros, estava limpo e fora do crime a 10 anos.
Sabota, como era conhecido, teve e ainda tem grande influência no RAP nacional.






Expressão Ativa:
Formado em 1994, o grupo RAP/Gospel tem como principal tema em suas canções Deus, como forma de recuperação e comum, independente de religião.
Mensagens pacifistas porém verdadeiras, tornaram o grupo um dos principais nomes do rap nacional.
A musica Pacto, de seus primeiro album Disnastia, de 2000, fala sobre drogas e como Deus pode ser uma saída para esses tipos de problemas.







Gostaria de colocar outros grandes nomes do rap nacional como Thaide, 509-E, Combinação Letal, Detentos do RAP... uma lista infinita... mas acho que o post iria ficar muito grande e cansativo, então por hoje é só.

Espero que vocês tenham gostado.
Até qualquer dia. rs

Obrigado Familia Takeopariu.

Paz

Felipe Crockers

Nenhum comentário:

Páginas

Takeoparianos

Selo Takepariu S/A

Takeopariu 2