Nestes dias de discurssões acaloradas, debates intrigantes, distribuição de folhetos, horário politico e 2°via do Titulo de Eleitor estava observando a situação da nossa política...
Conversando com alguns colegas e uma das frases que mais me chamou atenção foi: " Vou votar em ... não tem ninguem melhor". Você agora pode ter concluído que esta frase é de quem acompanha o trabalho do Estado e acredita nos nossos governantes, sinto informa-los, não é. Ao contrário! Significa que o candidato(a) A ou B vão ganhar votos por serem "menos ruins", uma tradição que fixou na cabeça do brasileiro, que fique claro que me refiro as massas e não a elite, a idéia de que ele não sabe votar e de que nunca vai saber.
Sei que estamos longe de ser um país que vai as urnas por livre escolha ou por ideologia, vamos as urnas porque a lei nos atribui este dever, ou seja, somos forçados pela lei a assumir o objetivo. Porém a lei não nos obriga a deixar de lado a nossa luta e ideal, a lei não proibe acesso a informação, não existe mais uma Ditadura, o DOPS não esta mais em atividade... era para ser mais fácil agora.
Mas, as vezes, eu tenho a impressão de que agora lutamos contra um monstro invisivel. A mídia,a falta de informação de qualidade e a idéia de "manter o gueto no gueto" formam este monstro que não age mais pela força e sim com estratégia. Vende a idéia de "alienação e incapacidade política" as massas, não deixa estreitar o laço entre o conhecimento, política e senso crítico. Não contam a História... recriminam a Arte, exploram os Recursos, mata e tudo isso sem mexer o dedo.
Até quando vamos nos culpar de não ser ricos? Até quando vamos passar por cima do passado e deixar as coisas correrem como eles querem?
Quando vejo a próxima geração que acha que Caetano Veloso é simplismente o "Tiozinho que chingou a MTV no VMB", que Gilberto Gil é avô da Ivete Sangalo e canta com ela algumas vezes e Gal Costa que eles não sabem quem é!Eles matam na memória dos jovens o ideário político do Brasil. E neste momento que penso no quão real e desleal este monstro é...
Vamos abrir os olhos, reviver a esperança, levar a sério...
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão
É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte
Divino Maravilhoso - Gilberto Gil
Um comentário:
Adorei o texto! Muito certo tudo que disse! E gostei do vídeo da Gal, eu já conhecia, mas foi bom rever...eheheh
Beijocas
Postar um comentário